vasculhar este blog:

domingo, 21 de novembro de 2010

neuroses de uma noiva

"O termo neurose (do grego neuron (nervo) e osis (condição doente ou anormal)) foi criado pelo médico escocês William Cullen em 1787 para indicar "desordens de sentidos e movimento" causadas por "efeitos gerais do sistema nervoso". Na psicologia moderna, é sinônimo de psiconeurose ou distúrbio neurótico e se refere a qualquer transtorno mental que, embora cause tensão, não interfere com o pensamento racional ou com a capacidade funcional da pessoa. (...) Neuroses são quadros patológicos psicogênicos (ou seja, de origem psíquica), muitas vezes ligados a situações externas na vida do indivíduo, os quais provocam transtornos na área mental, física e/ou da personalidade. De acordo com a visão psicanalítica, as neuroses são fruto de tentativas ineficazes de lidar com conflitos e traumas inconscientes." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Neurose)

é oficial: estou neurótica. nos últimos dias eu penso, como, durmo, trabalho, converso casamento. é simples: está (quase) tudo nas minhas costas. logo, se algo der errado, a culpa é (quase) toda minha. mais um dado (muito relevante): eu sou uma pessoa perfeccionista. logo, há uma linha bem tênue pra mim entre o desespero e a salvação. sei que tenho que manter o equilíbrio e não deixar que meu perfeccionismo me sabote, mas, por mais que eu tente manter  a calma, alguns 'fantasmas' teimam em assombrar a minha existência... esses fantasmas, ou melhor, as minhas neuroses (não) são simples e acho que boa parte das noivas vão se identificar com algumas delas.
a primeiríssima reside no fato de eu ser uma pessoa extremamente azarada com costureiras. sim, elas nunca acertaram comigo. foram diversas as oportunidades e essa classe de profissionais parece ter sido treinada pra me fazer passar raiva. todas as vezes que alguém tirou minhas medidas e montou um vestido pra mim, ficou péssimo. adivinha no quê eu não paro de pensar? claro, no meu vestido de noiva! a primeira prova está marcada para o dia 28 de dezembro e, até lá, vou ficar com o drama da dúvida. pior: me conhecendo como eu me conheço, sei que a primeira prova não vai me tranquilizar; ela será apenas mais um capítulo da minha história de amor e ódio pelas costureiras, até o dia em que o vestido estiver arrematado. já tentaram me convencer de que as costureiras de vestidos de noiva pertencem a uma outra classe de profissionais, que são top de linha, as melhores do planeta, mas nada consegue funcionar como um Valium pra minha desconfiança. 
outra coisa que não sai da minha cabeça é saber se a grana vai ser suficiente para custear o casamento do jeito que a gente quer... não saber se o cobertor é grande o bastante tem me deixado bem tensa. quanto mais profissionais tenho que buscar e contratar, quanto mais serviços têm de ser pagos, mais percebo que Brasília consegue ser ainda mais cara do que eu imaginava. por mais que a gente tente economizar uma grana pra começar a fazer um casamento e estabeleça um teto para os gastos, os itens vão aparecendo e você acaba gastando mais do que havia planejado no início...
a minha próxima neurose é não conseguir o juiz de paz que eu quero tanto... na verdade, não é um juiz de paz, mas sim uma juíza de paz: Dra. Eunice Pennaforte. considerando que não teremos uma cerimônia religiosa, além das histórias que já ouvi sobre celebrantes mau-humorados, quis escolher com critério a pessoa que estaria à frente do nosso casamento. conversando com a minha psicóloga, descobri que a Dra. Eunice é atenciosa e sempre busca realizar cerimônias com um toque a mais. até aí, lindo, me indicaram um nome pra procurar, mas... tudo o que é bom é disputado. a agenda da Dra. Eunice não é das mais tranquilas e eu tenho que esperar até o início do mês de janeiro para tentar conseguir um espaço pro meu casamento! desejem-me sorte!
outro fantasma que merece um destaque é a cor da minha festa! eu e Marcio estávamos resolvidíssimos sobre uma festa em preto e branco. eu já tinha modelo de convite, desenho de bolo, ideia para a decoração das mesas, até que fechamos contrato com um salão de festas que, pelas características, não nos permitirá usar nada daquilo que já estava resolvido. ótimo, né?! tenho um encontro com a minha decoradora na próxima quarta-feira... lá vou eu abrir meu coração na esperança de não ter que me contentar com decoração cor-de-rosa. aff!
por último, falo aqui da minha dúvida sobre o que fazer com tantas pessoas que conheço e o tamanho limite da minha lista de convidados. êita drama! é a dança do estica e puxa! mais um caso de cobertor menor do que deveria... mas não é possível, com o nosso orçamento, convidar a todas as pessoas com as quais convivemos. eu e Marcio teremos de selecionar aqueles que estão mais próximos de nós dois. e só resta lidar com a angústia... e com algumas caras feias depois. paciência e desprendimento na cabeça!
pronto, desabafei. obrigada por serem compreensivos. no próximo post, prometo que continuo com atualizações sobre os preparativos! até!

2 comentários:

  1. Ô Bia, fica neurada com o vestido não. Tenho certeza que ficará lindo! Agora esse lance de azar com costureira deve ser congênito, pq eu tô na mesma situação que vc. Aliás, eu parei pra pensar e só consegui lembrar de um único vestido que ficou do jeito que eu queria: o da minha 1ª comunhão! hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Ai, Nem... Não adianta me dizer pra relaxar nesse aspecto! Só vou conseguir reduzir o peso no dia 28... No meu caso, nem o vestido da 1ª Comunhão salvou! Aliás, ele foi um dos motivos de eu aparecer com os olhos vermelhos em muitas fotos...
    =/

    ResponderExcluir

Wedding Countdown Ticker