vasculhar este blog:

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

casando no século 21

casar na nova era é muito diferente... é Google, Facebook, Twitter, Alta Vista, dicas no Ipod e no celular, enfim, o que não falta é fonte de informações. desde o início da minha empreitada, tenho contado com todas as ferramentas possíveis para buscar ideias e dicas, confrontando tudo, escolhendo isso e aquilo. tenho literalmente um mundo de opções nas mãos. sento o meu traseiro e fico horas em frente ao computador pesquisando sobre tudo o que quero fazer: leio blogs, acesso sites especializados, faço pesquisas avançadas no Google... não consigo me imaginar sem tudo isso a meu dispor nesse momento!

foi avaliando essa variedade de ferramentas que, dia desses, me peguei pensando em como as mulheres organizavam os casamentos antigamente, há 30, 40 ou 50 anos atrás... planejar um casamento devia ser uma aflição imensa para as noivas da época da minha avó e da minha mãe! as únicas fontes de conhecimento eram as amigas, as amigas das amigas, a própria mãe, as tias e, é claro, as publicações sobre casamentos, as responsáveis pela divulgação das tendências da época. e só.
fazer uma pesquisa avançada sobre a qualidade dos profissionais? só perguntando para as pessoas e confiando na análise do boca-a-boca. encomendar convites e tê-los prontos nas mãos em 15 dias? improvável. conseguir 10 orçamentos para um determinado serviço em 2 dias? impossível.

 amigas... as mulheres eram heroínas na preparação de casamentos! não me admira saber que elas, antes mesmo de anunciar o noivado, já estariam iniciando os preparativos para o grande dia. imagine ter que lidar com a angústia de ter poucas opções de serviços, ter que pagar altas somas por isso e não ter grandes garantias. haja suco de maracujá para manter a pose!
por outro lado, acho que as cerimônias eram muito mais cheias de pompa e circunstância do que hoje... não sei se acho isso pela questão da tradição, coisa muito mais "respeitada" antigamente, ou se é simplesmente pelas fotos que vejo. algumas de vocês podem até dizer que existem casamentos muito mais luxuosos hoje, com mais itens e tal. concordo, mas penso que a pompa estava nas caras e bocas que as pessoas faziam, nas boas maneiras da época, na enxurrada de tradição envolvida. no casamento dos meus pais, por exemplo, não houve propriamente uma festa, mas apenas uma recepção, com bolo e champanhe. minha mãe diz que isso se deu por questões de restrição de orçamento. ainda assim, acho um luxo! 

bem, vamos voltar para o meu casamento, a cybernoiva que sou e as coisas disponíveis para quem planeja o seu enlace neste século. descobri, durante as minhas pesquisas para fazer os convites, uma série de serviços encomendados pela Internet. achei isso o máximo!
alguns sites como o e-casando e casamento.art.br oferecem convites e lembrancinhas personalizadas que podem ser encomendadas e pagas pela Internet, e são recebidas em casa, pelo serviço de correio. a variedade de itens é incrível! fiquei fascinada com a ideia de oferecer pastilhas garoto ou balas mentos em embalagens personalizadas (entre os padrões, há a opção de pois! uma tetéia!).
outro item que me seduziu foi a latinha de alumínio para ser distribuída como lembrancinha. você pode colocar amêndoas, um sabonetinho ou balinhas. outra tetéia.
o que me deixou mais surpresa foi a praticidade desses serviços, a simplicidade para conseguir coisas que, numa primeira vista, serão avaliadas como sofisticadas pelos convidados. outro ponto: para quem está em crise, sem criatividade para pensar nos convites, ou até mesmo sem tempo para isso, é só clicar nas várias opções e pronto: escolheu, pagou, recebeu. sem drama.
ainda fazendo as minhas pesquisas, descobri um site muito legal: the knot. a página é americana e apresenta ferramentas muito boas para a preparação de um casamento. dentre elas está a lista de tarefas (wedding checklist), que apresenta todas as atividades de preparação, distribuídas de acordo com o nível de prioridade entre os meses, até a data escolhida para o casamento. caso prefira, você pode imprimir a lista e tê-la na sua pasta do casamento. outra ferramenta importante é o wedding budgeter, que auxilia no orçamento, organizando os gastos e os itens necessários à cerimônia e à recepção. você informa o valor que pretende gastar com tudo e o budgeter distribui os valores entre todos os itens que vão compor o casamento, além de te avisar, conforme você o alimenta, se o dinheiro disponível está acabando ou sobrando. um must!
na hora de fazer o cadastro, parece não ser possível se você não mora nos Estados Unidos ou Canadá. não desista! eu consegui. basta escolher Canada como país (country), Other para o estado (state) e correr para o abraço! o site tem ainda uma atividade divertida de criação: o create your inner-bride.  no meio de tanta tensão com os preparativos, consegui relaxar e produzir a minha noivinha! vejam só!

my inner-bride
na lista das ferramentas disponíveis para quem está preparando o seu casamento, minha amiga Elisa me apresentou o i-wedding, aplicativo para Iphone e Ipod touch. ainda não tive chance prová-lo de verdade, mas vi que ele inclui nas suas funções um controlador de orçamento e um administrador de convidados, dois itens que considero importantes. além disso, o aplicativo inclui uma função de slides de fotos para você se inspirar. são buquês, vestidos, enfeites, lembrancinhas, tudo o que você puder imaginar, em várias cores e tipos, para todos os gostos. um cardápio-show à parte. sim, porque divertir-se, suspirar e sonhar fazem parte deste momento, né?! até!


8 comentários:

  1. Aaaaahhh apareci no bloguiiiiiiii!!!!!!!!! Que máximo, Bibi!!!!!!!!!! Adorei o post, adorei sua inner bride!!!!!! Escreve mais!!!!!! Casamento é pra se esbaldar!!!! =****

    ResponderExcluir
  2. A-D-O-R-E-I a sua inner bride!! Sua cara!!! Marie a achou fofíssima!!!
    Vc não tem jeito mesmo!! Vc está se tornando uma cyber bridezila!!!heheheheh
    Será que vc sobreviveria sem a internet? hahahaha
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Organizar um casamento no meu tempo realmente era difícil. Viva a internet!!!
    Adorei ser citada no seu post (assim como o meu casamento!).
    A noivinha é sua cara! Uma bela prévia de como vc ficará linda no dia!!! Com cabelo curto e chique!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Elisa querida!
    obrigada pela ilustre visita! volte sempre! =*

    ResponderExcluir
  5. oi, Nem! bridezilla? eu? sou tão calminha...
    e com certeza não sobreviveria sem a Internet! =*

    ResponderExcluir
  6. Mãezinha linda! até que enfim você registrou sua visita! =)
    pode esperar que você vai aparecer muito nos posts ainda... beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ah, sim! Esqueci de dizer: acho noiva de cabelo curtinho TUDO de moderno, chique e estiloso! Vai arrasar, Bibi! =) =*

    ResponderExcluir
  8. Elisa, você é a minha personal cheerleader! =*

    ResponderExcluir

Wedding Countdown Ticker